segunda-feira, abril 28, 2008

Escapando a uma recessão grave?

Click chart to enlarge
Chart courtesy of
http://stockcharts.com

Os EUA estão num abrandamento continuado que muitos economistas acreditam ser a face de uma verdadeira recessão. No mundo visto globalmente, as perspectivas são de grande diminuição do crescimento registado nos últimos anos, o que é mau sinal especialmente para os países pobres e em vias de desenvolvimento. Ainda por cima, a generalidade das commodities alimentares estão em enorme subida o que torna a situação ainda mais complexa e delicada.

O Cobre, costuma dar uma boa ideia da força dessa mesma economia mundial. Tendo registado uma subida acentuada desde o princípio da década e especialmente em 2005/2006, fruto do crescimento indutrial de grandes economias emergentes onde claramente se destacam a China e a Índia, o Cobre - mesmo com toda a especulação de que é alvo - tem corrigido e subido de novo diversas vezes numa consolidação forte que agora poderá estar a criar condições para finalmente quebrar em alta os máximos de Maio de 2006.

Seja qual for a sua evolução nos próximos tempos, será que o Cobre consegue ser, mais uma vez, um "indicador avançado" da economia real?

quarta-feira, abril 16, 2008

Tendência de baixa persiste

Click chart to enlarge
Chart courtesy of
http://stockcharts.com


Desde a última actualização, observámos o que parece ser uma consolidação num contexto de continuação da tendência descendente, que persiste.

Com efeito, após o final de Janeiro houve sucessivos registos de lower highs (1388.34 e 1386.74) e lower lows (1256.98), num padrão que por agora não permite pensar numa inversão do mercado.

Será possível que o SPX esteja a criar um grande fundo de médio prazo mas essa hipótese só começará a ser credível se o índice ultrapassar a zona de 1396 de uma forma consistente e sustentada
Powered By Blogger