sábado, maio 23, 2009

Duas Novas Carteiras


Enquadrado num projecto muito atractivo e interessante do Clubeinveste, que tem em execução uma plataforma simuladora de Portfolio Management, apresento no canto superior esquerdo deste blog os gráficos e a evolução dos dois portfolios de dinheiro virtual que estou a gerir, à semelhança de mais uma vintena de participantes.

Toda a evolução, composição, operações abertas e fechadas, análises e justificação de trades relativos às carteiras podem ser vistas naquele site, sendo as regras de negociação totalmente decalcadas na realidade dos mercados. Sendo um verdadeiro desafio de gestão, é uma forma de um conjunto de traders transmitir a sua visão e opinião sobre os melhores investimentos construindo carteiras rentáveis que são compostas por um máximo de 20 posições diferentes, cada uma de 5.000 euros, totalizando à partida uma base de investimento de 100.000 euros.

Concretamente, uma das minhas carteiras - a RISK, gerida com o nickname de Flash Gold - é especializada exclusivamente em activos do Ouro e da Prata, não podendo incluir quaisquer outros.

A minha segunda carteira - a VERY, gerida com o nickname de Comentador - é especializada em acções do Dow e activos com ele relacinados, mas inclui também outros investimentos, até 25% do total (5 posições), especialmente do PSI-20.

A minha carteira RISK está a ter um comportamento muito positivo já que desde o passado dia 12 de Maio, dia do início deste projecto, conseguiu uma valorização de 8,09%, que representa por sua vez mais 10,53% do que o SPX, um dos benchmarks escolhidos.

A outra carteira (VERY) tem tido uma evolução mais difícil, fruto da fase em que se encontram os mercados, da minha postura mais prudente e de uma ou outra escolha de posições que não resultaram.

Mas estamos no princípio de um processo que continuará sem prazo limite e que vai certamente originar enormes alterações ao longo do tempo e, tudo leva a crer, um interesse crescente.

2 comentários:

João Garcia disse...

Desejo-lhe felicidades com esse projecto!

Comentador disse...

Obrigado!

Powered By Blogger