sábado, abril 04, 2009

Ponto de Situação


Vários temas cruzados:

1. Mercado cambial muito arriscado mas sempre com boas oportunidades de entrada (não tenho tido o tempo mínimo que é indispensável). Para a semana vou seguir o AUD/USD e talvez entre longo.

2. Fala-se muito que já atingimos o fundo (nos mercados accionistas, na crise imobiliária, nas commodities, etc.). Aproximamo-nos, portanto do melhor dos mundos... Vamos ver se, então, não valerá este ano uma das máximas de Wall Street -"Sell in May and go away".

3. Coitado do Ouro! O FMI decidiu vender 403,3 toneladas das suas reservas de Ouro para investir nos mercados e reorganizar o seu balanço. Embora o dito Ouro só possa ser vendido após ratificação da maior parte dos parlamentos dos 185 Estados membros, o metal dourado e precioso já deu um imediato sinal de venda.

4. As políticas de quantitative easing (intervenção directa nos mercados) dos principais Bancos Centrais (o BCE ainda não aderiu a isso) parecem estar a dar frutos. Tecnicamente está-se a lançar inflação para o sistema e a puxar desalmadamente pela procura. Eu estou de acordo que agora é em muitos casos essencial, mas quando se quiser travar isso não se vai conseguir e os défices irão dar cabo de tudo durante largos anos. Talvez voltemos à época das grandes taxas de inflação. Espero estar enganado!

Powered By Blogger