sábado, maio 30, 2009

O meu Índice de Aversão ao Risco


Conforme podem ver na coluna da esquerda, logo abaixo dos quadros das carteiras, o meu "Nível de Medo" tem vindo a recuperar semana após semana, estando à beira de atingir a barreira dos 50 pontos, o que seria sinal de que, segundo os meus cálculos, a maioria dos investidores estaria solidamente optimista em relação aos mercados.

Não esqueçam que este é um indicador que regista uma expectativa para o futuro próximo, sendo sempre possíveis correcções ou inversões, de maior ou menor amplitude.

sexta-feira, maio 29, 2009

Notas sobre o mercado - 2


O optimismo continua a ser a tónica dos mercados americanos (e não só). Ainda bem que é assim, só não sei se não será um pouco prematuro e exagerado. Veremos os próximos desenvolvimentos.


Entretanto, a General Motors (GM) vai entrar 2ª. feira no regime legal de falência, esperando-se que saia de lá dentro de cerca de 90 dias, com o Estado a deter 72,5% das suas acções, os trabalhadores 17,5% e os possuidores de obrigações da empresa 10%. Só não se sabe o que vai acontecer aos actuais accionistas! Ah, e segundo a Reuters, o governo acredita numa nova GM "altamente, mas mesmo altamente rentável". Isto é o que eu chamo confiança!!

As commodities têm vindo a subir nos últimos tempos, mas hoje (final de Maio para os mercados) sentiu-se mais essa força, especialmente em duas muito especiais que vão além dessa qualificação, já que são Metais Preciosos - só no mês de Maio, o Ouro subiu 10% e a Prata cavalgou uns fantásticos 26,7%!

quinta-feira, maio 28, 2009

Notas sobre o mercado - 1


Dois problemas que a economia dos EUA tem que continuar a digerir, com reflexos na actividade global: Mercado da habitação (ainda e sempre ele!) e Mercado das Treasuries (um problema novo, que vem crescendo).

No meio do optimismo generalizado (no longo prazo podemos estar todos bem, mas há quem pense que é já no Verão deste ano...), dados de Abril mostram que as casas para vender aumentaram 8,8%, quase atingindo os 4 milhões, e que 50% das vendas de Março foram realizadas em processos de hasta pública ou equiparados.

Entretanto, as Obrigações do Tesouro americano (Treasuries) não cessam de descer em todos os prazos, tendo iniciado um bear market em finais de Dezembro passado. Daqui resulta directamente um aumento continuado dos juros reais da economia, o que - para além de outros efeitos adversos - só vem dificultar e muito os já de si complicados esforços para a recuperação da economia.

sábado, maio 23, 2009

Duas Novas Carteiras


Enquadrado num projecto muito atractivo e interessante do Clubeinveste, que tem em execução uma plataforma simuladora de Portfolio Management, apresento no canto superior esquerdo deste blog os gráficos e a evolução dos dois portfolios de dinheiro virtual que estou a gerir, à semelhança de mais uma vintena de participantes.

Toda a evolução, composição, operações abertas e fechadas, análises e justificação de trades relativos às carteiras podem ser vistas naquele site, sendo as regras de negociação totalmente decalcadas na realidade dos mercados. Sendo um verdadeiro desafio de gestão, é uma forma de um conjunto de traders transmitir a sua visão e opinião sobre os melhores investimentos construindo carteiras rentáveis que são compostas por um máximo de 20 posições diferentes, cada uma de 5.000 euros, totalizando à partida uma base de investimento de 100.000 euros.

Concretamente, uma das minhas carteiras - a RISK, gerida com o nickname de Flash Gold - é especializada exclusivamente em activos do Ouro e da Prata, não podendo incluir quaisquer outros.

A minha segunda carteira - a VERY, gerida com o nickname de Comentador - é especializada em acções do Dow e activos com ele relacinados, mas inclui também outros investimentos, até 25% do total (5 posições), especialmente do PSI-20.

A minha carteira RISK está a ter um comportamento muito positivo já que desde o passado dia 12 de Maio, dia do início deste projecto, conseguiu uma valorização de 8,09%, que representa por sua vez mais 10,53% do que o SPX, um dos benchmarks escolhidos.

A outra carteira (VERY) tem tido uma evolução mais difícil, fruto da fase em que se encontram os mercados, da minha postura mais prudente e de uma ou outra escolha de posições que não resultaram.

Mas estamos no princípio de um processo que continuará sem prazo limite e que vai certamente originar enormes alterações ao longo do tempo e, tudo leva a crer, um interesse crescente.

sábado, maio 02, 2009


Sem tempo para intervir no blog, tenho esperança que os gráficos e outros dados em constante actualização consigam prender a atenção e sejam úteis para quem cá vem.

Mas deixo-vos um link para um artigo de opinião de Paul Krugman que não devem perder:
Powered By Blogger