domingo, agosto 09, 2009

Novamente o Cobre!

Chart courtesy of http://stockcharts.com
click chart to enlarge

Analisemos uma situação interessante. Na minha opinião, o Cobre funciona como uma espécie de indicador avançado do comportamento futuro dos mercados e da economia em geral. É assim muito relevante o facto de o início da extrema correcção que sofreu, desde o seu máximo de Julho de 2008, ter antecipado uma das fases de maior pânico bolsista de que há memória, a qual teve lugar entre Setembro e Novembro do ano passado.

Atingido o mínimo em finais do ano passado, o Cobre teve uma subida contínua desde essa altura, acelerada a partir de Março último. Só o facto de ter ultrapassado o retracement Fibo de 50% é extraordinariamente significativo. Mas parece certo que não ficará por aqui, estando a preparar o terreno para atingir os 62%, que também correspondem a uma muito importante resistência na zona de 300.

Se essa barreira for quebrada, isso pode querer dizer que a recuperação económica irá ser mais pujante do que se esperaria. Caso isso aconteça, e desde que os níveis a atingir sejam sustentados, teremos então uma forte esperança de que a crise poderá ser vencida em 2010.

Powered By Blogger