quinta-feira, julho 20, 2006

Uma questão de feeling

Clicar no gráfico para aumentar

"Chart courtesy of http://stockcharts.com"


Os mercados estão preocupados e qualquer coisa lhes serve de pretexto. Ou são os receios da inflação ou a ameaça de um menor crescimento da economia. Quando é a palavra medo que guia o caminho, qualquer grande empresa norte americana que tenha resultados aquém do esperado constitui um drama logo reflectido nas cotações. E depois há o aumento do petróleo - especialmente nesta época do verão, existem todos aqueles problemas geopolíticos, etc. etc.

Claro que é tudo uma questão de perspectiva e se, pelo contrário, é o optimismo o guia das emoções então tudo se vê cor-de-rosa e o que eu disse atrás não conta e passa de imediato a ser visto de forma positiva, acreditando-se que as taxas de juro vão parar de subir, que a economia se vai aguentar e que os lucros das empresas têm condições de aumentar. Sim, porque estamos sempre a falar de futuro, de uma coisa que ainda não aconteceu e sobre a qual podemos escolher entre ser optimistas ou pessimistas. São assim os mercados e é nesta base que se formam as cotações.

O ouro está a seguir esta dualidade de percepções. Tem dias…

O gráfico vem a propósito nesta altura. É só uma pequena nota, pois teremos tempo de analisar muito mais coisas na devida altura.

Vemos que este ano o nosso Ouro já fez uma boa escalada desde a zona dos 520, mas todas as subidas (ou descidas) muito rápidas têm tido sempre correcções adequadas e apressadas. Agora parece que vamos para baixo. Será mesmo?

Sem comentários:

Powered By Blogger