terça-feira, agosto 22, 2006

OURO e HUI – perspectivas de médio prazo

Clicar no gráfico para aumentar
Chart courtesy of http://stockcharts.com


Clicar no gráfico para aumentar
Chart courtesy of http://stockcharts.com


Importa ter bem presente quais os factores que poderão fazer mover o Ouro nos próximos meses. Determinadas circunstâncias serão logo descontadas nas cotações pelo que é necessário identificar o que está em causa. Relembro que o ETF streetTRACKS Gold (NYSE: GLD) replica a variação da cotação do Ouro.

O Índice HUI terá necessariamente uma observação paralela, levando em conta a sua especificidade. Com efeito, este índice é essencial e reúne as empresas produtoras de Ouro de maior importância e financeiramente mais sólidas.

Em primeiro lugar, embora haja que contar com a correlação negativa entre o USD e o Ouro, sabemos que em determinadas circunstâncias essa relação não é determinante ou até deixa de ter lugar (como aconteceu em 2005). No entanto, bastou que hoje o índice da confiança do investidor alemão caísse para -5,6 (!) - o seu mais baixo registo desde Junho de 2001, quando em Julho era de 15,1 - para que o EUR/USD caísse sem demora para 1,28 e o Ouro para 620. Claro que foi somente um ruído de muito curto prazo sem grande significado. O que me parece é que o USD não está suficientemente fraco para, por si só, implicar uma subida do Ouro.

Depois, temos o factor geo-estratégico, onde incluo o conflito do Médio Oriente, a situação do Irão e quaisquer outros problemas do género. Aqui o comportamento do petróleo pode ser um bom indicador de expectativas. Mas não se pode esquecer que, há pouco tempo atrás, mesmo a gravidade da situação internacional não conseguiu empurrar para cima nem o Ouro nem o petróleo. Também aqui, terá que haver uma situação muito mais grave (indesejável, mas possível) para despoletar qualquer grande subida.

Para mim, a fase de consolidação a que temos assistido poderá continuar no curto prazo mas com a volatilidade habitual, arrastando grande amplitude de preços. No entanto, penso que no médio prazo, nos meses que faltam até ao fim do ano, poderá haver condições para um arranque na procura dos investidores (fundos, particulares e até Bancos Centrais de grandes países emergentes) que puxem a cotação do Ouro bem para cima da sua média móvel de 50 sessões. Essa pressão da procura pode acontecer repentinamente e depois auto-sustenta-se, por motivos psicológicos de segurança financeira e de expectativa de novas valorizações.

Por outro lado, não é de estranhar que haja quem tente a todo o custo que o Ouro suba o menos possível, quedando-se perto da referida bitola definida pela EMA 50. Quem são? Pela sua actuação comercial, são algumas grandes empresas do sector do Ouro (não incluídas no HUI) que têm a sua produção futura de muito anos quase toda vendida a preços muito mais baixos do que os actuais, através de hedging; e são, por motivos políticos, as autoridades norte americanas que vêm no aumento (julgado excessivo ) do preço do Ouro um risco para o valor do USD e uma sinalização negativa para o andamento da sua economia.

E tecnicamente, qual a situação actual?

No Ouro, está a formar-se um grande triângulo simétrico com base no máximo de Maio e no mínimo de Junho e que dentro em breve estará próximo de fechar, e que poderá dar origem a um breakout na zona dos 630/640. Se isso falhar, continuará a consolidação.

No HUI, que segue as cotações do Ouro mas de forma alavancada (tanto para baixo como para cima) e normalmente antecipada, a formação que acho credível é a de um Head & Sloulders invertido, com cabeça a 270.54 (Junho) e ombros a 305.23 (Maio) e 303.04 (Julho). No caso de ser confirmado, o seu objectivo ultrapassará o máximo de Maio e constituirá um desenvolvimento e aceleração do bull market.

Em face do exposto, admito como mais provável para os próximos meses o retomar das subidas, podendo as cotações testar e talvez ultrapassar os máximos deste ano, tanto no Ouro como no HUI.

3 comentários:

Anónimo disse...

Excelentes analises e comentários como sempre.....um grande abraço.

Emanuel

Comentador disse...

No muito longo prazo estamos todos ricos!... só que há muitos escolhos pelo imenso caminho a percorrer. Tenhamos confiança de fazer parte do grupo dos sobreviventes.
Um grande abraço
Comentador

Anónimo disse...

Olá, Comentador. Obrigado pela sua ajuda em topico do caldeirao que me permitiu vir conhecer este seu blog, que me parece interessante a acompanhar.

Eu acredito que será um óptimo investimento a médio prazo, tenho aguardado para uma melhor entrada, pois aquele triangulo descendente me deixou intrigado, embora não me pareça que vá ao suporte dos 540...

Um abraço
J.H.

Powered By Blogger