segunda-feira, julho 19, 2010
Portugal Telecom - o dossier VIVO
A Portugal Telecom (PT) é uma das maiores empresas portuguesas, com uma cada vez mais importante posição internacional. Dito isto, é bom lembrar que as receitas da PT atingiram os 6,8 mil milhões de euros, em 2009, das quais quase 50% foram originadas pela VIVO.
O resultado líquido do ano passado foi de 684 milhões de euros, com um acréscimo de 18,7% em relação a 2008.
É assim muito clara a importância decisiva da participação da PT na VIVO, correspondente a 30% do capital desta empresa, que é a maior operadora móvel da América latina.
Nesta altura, não vou analisar a golden share do Estado e o veto efectuado à pretendida venda daquela participação à Telefonica por 7,150 mil milhões de euros.
Será mais interessante discorrer sobre o valor desse activo para a PT, em termos de presente e futuro.
Em empresas como a PT o que é decisivo é a estratégia de futuro a médio/longo prazo e o seu nível de crescimento anual, em conjugação com as potencialidades de geração de lucros para os accionistas.
Por agora, direi apenas que a participação da PT na VIVO, num cenário base, poderá valer cerca de 15 mil milhões de euros, numa avaliação a 10 anos que considere de forma relevante o potencial de crescimento daquele activo, que constitui uma imensa fonte de lucros.
Aliás, um dos objectivos estratégicos definidos pelam PT para 2009-2011 é o de aumentar a contribução das receitas internacinais para um nível de dois terços das receitas totais.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário