terça-feira, julho 20, 2010

Dossier VIVO (3)


Existe a possibilidade teórica de a Telefonica accionar judicialmente a dissolução da Brasilcel, mas isso não só demora muito tempo como implica depois a compra de acções da VIVO até atingir a maioria, um timing nada propício para a Telefonica. Assim, tudo aponta para a continuação das negociações que obrigarão a PT a dispor da possibilidade de investir noutra empresa brasileira do sector.

Parece haver negociações ou aproximação com algumas e caso obtenha uma alternativa adequada a PT poderá então vender a sua participação na VIVO, pois agora já não tem bases para a manter.

Continuo a dizer que a falta de capacidade de crédito que existe de forma crescente em Portugal (e que afecta também a PT) permitiu campo aberto à estratégia da Telefonica. Basta lembrar os tempos em que uma OPA como a da Sonaecom foi possível.

segunda-feira, julho 19, 2010

Dossier VIVO (2)


Sobre os accionistas que maioritariamente decidiram em favor da venda da participação da PT na VIVO à Telefonica, compreende-se essa tomada de posição.


Estamos em plena crise financeira, as dificuldades de liquidez dos accionistas de referência portugueses e mesmo estrangeiros são um facto marcante. Além disso, acreditava-se que um chorudo dividendo intercalar pudesse ser aprovado. E, no fundo, tratava-se de muito dinheiro, só que esse dinheiro representava uma fracção (e não mais do que isso!) do verdadeiro valor deste activo para a PT.

Essa posição dos accionistas é um verdadeiro baixar de braços para os que acreditam na PT como fonte de criação de valor no médio e longo prazo.

Claro que se poderá falar em reinvestir grande parte dos fundos a obter num negócio alternativo, também no Brasil, mas isso será sempre mais difícil de concretizar e com um sucesso muito mais incerto.

Portugal Telecom - o dossier VIVO


A Portugal Telecom (PT) é uma das maiores empresas portuguesas, com uma cada vez mais importante posição internacional. Dito isto, é bom lembrar que as receitas da PT atingiram os 6,8 mil milhões de euros, em 2009, das quais quase 50% foram originadas pela VIVO.

O resultado líquido do ano passado foi de 684 milhões de euros, com um acréscimo de 18,7% em relação a 2008.

É assim muito clara a importância decisiva da participação da PT na VIVO, correspondente a 30% do capital desta empresa, que é a maior operadora móvel da América latina.

Nesta altura, não vou analisar a golden share do Estado e o veto efectuado à pretendida venda daquela participação à Telefonica por 7,150 mil milhões de euros.

Será mais interessante discorrer sobre o valor desse activo para a PT, em termos de presente e futuro.

Em empresas como a PT o que é decisivo é a estratégia de futuro a médio/longo prazo e o seu nível de crescimento anual, em conjugação com as potencialidades de geração de lucros para os accionistas.

Por agora, direi apenas que a participação da PT na VIVO, num cenário base, poderá valer cerca de 15 mil milhões de euros, numa avaliação a 10 anos que considere de forma relevante o potencial de crescimento daquele activo, que constitui uma imensa fonte de lucros.

Aliás, um dos objectivos estratégicos definidos pelam PT para 2009-2011 é o de aumentar a contribução das receitas internacinais para um nível de dois terços das receitas totais.
Powered By Blogger