quarta-feira, julho 26, 2006

A excessiva influência de Bernanke


Clicar no gráfico para aumentar
Chart courtesy of http://stockcharts.com


Bastou que durante o dia de hoje, Ben Bernanke afirmasse que o crescimento económico americano abrandou de Junho até ao meio de Julho, para de imediato o euro ganhar 1% ao dólar e para o Ouro - que preparava a descida - travar e subir em flecha dos 612.4 até aos 627.3. Embora há poucos minutos já tivesse recuado de novo para a casa dos 621...

E o que Bernanke disse não é novo, ele já o tinha referido em 19 de Julho. Talvez agora todos estejam convencidos que a FED vai mesmo fazer uma pausa na subida dos juros, depois de uma provável subida de 5,25% para 5,5% em Agosto. Nada que não estivesse já no horizonte como uma quase certeza.

Ora isto de uma economia tão poderosa como é a americana estar suspensa de um notícia relativa a umas décimas a mais ou a menos nalgumas estatísticas é, indubitavelmente, um facto ridículo. Se posso pôr a questão assim, nota-se que os investidores andam com medo da sua própria sombra, qualquer pequeno facto positivo ou negativo muda logo os mercados, para no dia seguinte voltar tudo à primeira forma.

Existem muitos temores dentro da cabeça dos traders e se chegar a altura de acontecer realmente algo de muito grave, a nível internacional, que possa efectivamente ter um muito maior impacto na actividade económica e nos mercados, então não sei o que poderá acontecer.

Sem comentários:

Powered By Blogger