quinta-feira, julho 27, 2006

O investidor e a volatilidade do Ouro


As movimentações do Ouro, tal como as observamos nos últimos dias, são um bom exemplo do que há a esperar da negociação deste activo difícil e perigoso, se não se tiverem os cuidados indispensáveis.

Em primeiro lugar, para transaccionar o Ouro no curto prazo seja em futuros, spot (XAU/USD) ou em opções é indispensável ser um especialista ou, pelo menos, ter a experiência necessária para saber aproveitar a sua volatilidade e constante variação de preços. E, principalmente, para não ser permanentemente esmagado pelo mercado.

Actualmente, o Ouro está numa tendência de subida de longo prazo, com um bull market que vem desde 2001. No entanto, o Ouro é um activo que dentro da tendência primária regista inversões constantes e por vezes profundas.

É assim mais fácil e cauteloso ser um investidor de médio ou longo prazo, para comprar e manter ou, de forma mais adequada, aproveitando a movimentação de preços para vender uma reduzida parte da posição em mercados sobrecomprados e adquirindo parcelas adicionais quando os indicadores indicam uma situação de sobrevenda.

Claro que, acreditando como eu na continuação por mais alguns anos deste bull market, a maior segurança é dada pela detenção de moedas ou barras de Ouro. A subscrição de fundos como os ETF´s, que replicam a variação das suas cotações também é uma boa alternativa. E, claro, existem também as acções das empresas do Ouro que têm outras condicionantes, pois de uma forma geral, estão ainda mais sujeitas a variações do que o próprio Ouro. Mas sou de opinião que as acções de boas empresas do sector do Ouro, são muito adequadas para fazerem parte do portfólio equilibrado de qualquer investidor.

Sem comentários:

Powered By Blogger