quarta-feira, julho 19, 2006

Os Objectivos deste Blog

O Ouro é uma daquelas realidades sólidas cuja origem se perde nos ventos da História. Simultaneamente uma quimera e uma realidade, um adereço e um investimento é, antes de mais, uma esperançosa fonte de lucros para quem nele invista.

Abordarei a problemática dos investimentos no Ouro através de uma linguagem simples, tentando motivar o interesse mesmo de quem não tem formação financeira. Desenvolverei as minhas ideias com base numa análise fundamental e técnica, não deixando de comentar opiniões, notícias, dados, histórias, perspectivas e teorias relacionados com este metal precioso e com tudo o que gira à sua volta.

O Ouro, que merece respeito pela sua tradição milenar e pelo papel que certamente desempenhará na economia do futuro, constitui um elucidativo indicador global, já que os níveis de procura e oferta - e a consequente formação de preços, estão dependentes de factores económicos e sociais que têm a ver com a vida de todos nós.

Há quem afirme que o Ouro é o grande investimento desta e da próxima década, devido principalmente à sua potencialidade de ser uma moeda real, a nível universal, numa fase em que a economia mundial – embora em contínuo crescimento - está sujeita a riscos extraordinários.

Esse valor de refúgio, com a característica dominante de constituir um activo que vale por si próprio, explica o nível da sua procura e a importância que está de novo a assumir na actualidade.

Deste modo, não se pode analisar o Ouro sem avaliar o mundo em que vivemos e sem o comparar com aqueles activos e factores que mais se correlacionam com ele, de forma positiva ou negativa, tais como o petróleo e algumas outras commodities (como a Prata), as principais moedas (nomeadamente o dólar americano), as taxas de juro, as acções do sector e os principais índices mundiais do mercado de capitais.

Assim, o propósito principal deste Blog é o de dizer tudo o que há a dizer sobre o Ouro e o contexto financeiro, económico, social e político em que ele se insere. Sem pressas e de uma forma gradual e interligada.

E desejavelmente com elevada participação dos futuros leitores.

Vamos começar!


Sem comentários:

Powered By Blogger