domingo, julho 30, 2006

Um índice fundamental

Clicar no gráfico para aumentar
Chart courtesy of http://stockcharts.com

O índice que agrupa as melhores empresas do mundo que produzem Ouro (sem fazer hedging) é o HUI, que é composto por 15 títulos.

No âmbito do actual bull market, o Ouro subiu 149% desde Fevereiro de 2001 até agora. Por sua vez, desde o seu mínimo de Novembro de 2000 (tipicamente, em data anterior ao registado pelo próprio Ouro), o HUI cresceu uns espantosos 835%. Fica aqui bem patente a ideia já por mim expressa antes que as acções deste sector têm uma alavancagem acentuada variando com muito maior amplitude do que o Ouro.

As 2 maiores empresas que integram aquele índice são a Newmont Mining e a Gold Fields, para além de importantes outras tais como a Goldcorp, Agnico, Glamis e Coeur d´Alene (esta também uma grande produtora de Prata).


Uma breve referência ao aproveitamento dos aumentos de cotação do Ouro pelas boas empresas. Se estão a trabalhar muito acima do ponto crítico, aumentos de um dólar no preço do Ouro podem facilmente representar lucros adicionais de cerca de 80 cêntimos, depois de descontados os aumentos nos custos salariais e de energia. Esta é a verdadeira razão da extrema sensibilidade (positiva, neste caso) dos lucros destas empresas em face das variações do preço do metal e que se reflecte naturalmente nas respectivas cotações.

Sem comentários:

Powered By Blogger