domingo, agosto 13, 2006

A direcção do mercado

Clicar no gráfico para aumentar
Chart courtesy of
http://stockcharts.com

O comportamento do mercado repete-se, mas a sua análise implica que tenhamos uma opinião própria fundamentada e que sejamos cautelosos. Porque devemos estar conscientes da contingência das previsões.

Vem isto a propósito da intenção de medir o pulso ao mercado, sempre importante, quaisquer que sejam os activos da nossa carteira. A melhor forma de o fazer será analisar um dos índices mais representativos a nível mundial. Já há dias mencionei a importância do S&P500, e também o NASDAQ merecerá uma próxima referência. Porém, hoje vou focar a minha atenção no Dow Jones Industrial Average (DOW).

Todos os grandes índices têm uma tendência crescente de muito longo prazo, que pode facilmente ser confirmada em qualquer gráfico dos últimos 100 anos. Isso deve-se muito simplesmente ao contínuo desenvolvimento e crescimento da economia, mesmo contando naturalmente com as fases de recessão e até depressão económica. O problema está todo em identificar as cíclicas variações de tendência, que podem levar vários anos a desenvolver.

Há dias, um credenciado analista fez-me sorrir ao escrever que o DOW fez um duplo topo a 11.750/11.670 nos últimos 6 anos, o que – dado ter 7.197 como mínimo relevante no período - implicaria um objectivo projectado para cerca de 2.700. Projecções deste tipo são um puro exercício de antecipação e pouco ou nada valem, pois o padrão - que só seria confirmado com preços abaixo daquele mínimo - pode obviamente ser invalidado ou pura e simplesmente nunca funcionar.

Por outro lado, acho interessantes as projecções efectuadas com base nas ondas de Elliot que dão o DOW a continuar a desenhar a onda 5 extendida do bull market.

Mas eu prefiro, muito simplesmente, analisar o gráfico semanal do DOW (em anexo) que me diz que, em Dezembro de 2003, a EMA50 cortou em subida a EMA200 e se tem mantido bem acima desta, com o índice a efectuar higher highs e higher lows.

Deste modo, o DOW manterá a sua linha de tendência ascendente até que a referida situação se altere e os principais indicadores técnicos apontem para baixo.

Sem comentários:

Powered By Blogger