quinta-feira, agosto 10, 2006

Ficha da GOLDEN STAR

Clicar no gráfico para aumentar
Chart courtesy of
http://stockcharts.com

A Golden Star Resources (GSS) é uma empresa produtora de Ouro de média dimensão com a actividade localizada no Gana. Tem ali duas minas em actividade, enquanto mantém trabalhos exploratórios nestas e em outras propriedades.

Os resultados da primeira metade deste ano são bastante preocupantes pois embora a GSS tenha apresentado um lucro líquido de 33,4 milhões de dólares, efectivamente a sua exploração foi ainda pior do que em igual período de 2005. Se descontarmos os ganhos com a venda de activos, a GSS teria tido um prejuízo de 17,8 milhões em comparação com um menor resultado negativo de 5,9 milhões no mesmo período do ano anterior. As razões para esta situação são especialmente duas: venda de Ouro em menor quantidade e maiores custos de produção.

A sua estrutura financeira até parece boa, só que a GSS terá de conseguir ultrapassar os problemas tecnológicos e económicos que estará a defrontar.

Analisando o gráfico de cotações, observa-se uma tendência descendente forte e sustentada desde Dezembro de 2003 até Novembro de 2005, tendo passado de um máximo de 8.64 para um mínimo de 2.10. A partir dessa altura dá-se uma inversão, mas a GSS não consegue ultrapassar os 3.89 efectuados logo no início de Fevereiro deste ano, e regista um duplo topo. Na correcção posterior faz um mínimo intermédio de 2.40 e depois tem estado numa tendência ascendente em que o preço recuou antes de atingir a resistência de 3.40.

É minha opinião que a cotação da GSS terá grande dificuldade, no curto prazo, em ultrapassar a resistência acima referida e especialmente a da zona de 3.90. Aguardemos por notícias mais favoráveis.

Sem comentários:

Powered By Blogger