domingo, agosto 06, 2006

O Bull do Ouro pode durar muitos anos

O Ouro é mais do que uma commodity pois tenderá cada vez mais a ser visto como uma reserva de valor que se pode assimilar a uma verdadeira moeda. Mas nestas coisas financeiras não podemos ser guiados por razões superficiais e de circunstância. Para que as nossas opiniões tenham uma base forte e convincente é preciso aprofundar as razões que lhe dão suporte.

É necessário referir que na evolução dos preços do Ouro se nota com grande intensidade a influência da especulação e da volatilidade. Os grandes interesses financeiros ligados ao Ouro têm tentado controlar de certa forma as cotações. A isso não será alheio a intenção de alguns países de diversificarem as suas reservas comprando Ouro e, talvez ainda mais importante, a estratégia de tentar equilibrar os grandes movimentos monetários internacionais, protegendo o USD de uma descida que parece ser, a prazo, inevitável.

Mas sente-se que a referida tentativa de controlar os níveis de preços do Ouro é cada vez mais uma tarefa votada ao fracasso, atendendo a que deverão entrar no mercado de forma crescente muitos investidores que ainda estão de fora ou que permanecem investidos noutros activos.

Falta agora explicar as razões que me levam a pensar desta forma e a considerar que o Ouro, adquirido sob as mais variadas formas, pode constituir um investimento de muitos anos, podendo até passar a ser um activo determinante da actividade económica e financeira global.

De uma forma muito sintética, eis porque estou optimista em relação à evolução da cotação do Ouro:

1. O Ouro é o destino natural de quem queira fugir dos riscos associados a fases complicadas dos mercados accionistas ou a expectativas de crises financeiras e de graves conflitos internacionais.

2. Toda a gente sente a força da inflação real (em oposição à oficial). A defesa contra taxas de juros reais negativas e a deterioração do valor do dinheiro apontam no sentido de investir a poupança em Ouro.

3. O aumento do crescimento mundial, centrado em grandes países em desenvolvimento acelerado - com a China e depois a Índia em posição destacada - trazem para o mercado a tradição do investimento individual em Ouro, com implicações incalculáveis no nível da procura deste metal precioso.

4. As descobertas de novas minas de Ouro são cada vez mais raras e desde há vários anos a produção anual tende a satisfazer com crescente dificuldade a procura, o que só pode originar a sustentação das subidas do preço do Ouro.

5. Ligado a este aspecto fundamental, estão os aspectos técnicos. Com efeito, a história do Ouro desde 2001, é feita através de uma sucessão de higher highs e de higher lows que não deixam dúvidas quanto à força do actual bull market.

A concretizar-se como espero o caminho ascendente do Ouro, uma coisa é absolutamente certa: a evolução do seu preço não será linear, antes sofrerá avanços e recuos, alguns de grande amplitude, acompanhada de fases de grande euforia e outras em que a dúvida se poderá instalar. É por isso que cada investidor deve gerir a sua exposição financeira de uma forma muito cuidada e activa, tentando tornar-se, tanto quanto possível, um especialista, para assim conseguir retirar os adequados proveitos das suas aplicações.

Sem comentários:

Powered By Blogger