domingo, outubro 10, 2010
O Estado dos Mercados
Os metais, onde se destaca o Cobre, têm um registo diferente traduzindo com antecipação as perspectivas de recuperação e crescimento das grandes economias emergentes com a China à cabeça, acompanhada pela Índia, Brasil e Rússia, para além de outras.
O S&P500, verdadeiro sensor da economia empresarial mundial, esteve os últimos meses entre os 1040 e os 1130, com este ultimo valor a ser ultrapassado em Setembro. Agora existe alguma base de suporte nesse nível de 1130 e também em 1150.
Como nota final, o sentimento dos investidors, que já esteve bastante melhor em 2010, ainda regista actualmente níveis razoáveis, com os Bulls a ultrapasarem os 45% e os Bears a continuarem abaixo dos 30%.
terça-feira, julho 20, 2010
Dossier VIVO (3)
Existe a possibilidade teórica de a Telefonica accionar judicialmente a dissolução da Brasilcel, mas isso não só demora muito tempo como implica depois a compra de acções da VIVO até atingir a maioria, um timing nada propício para a Telefonica. Assim, tudo aponta para a continuação das negociações que obrigarão a PT a dispor da possibilidade de investir noutra empresa brasileira do sector.
Parece haver negociações ou aproximação com algumas e caso obtenha uma alternativa adequada a PT poderá então vender a sua participação na VIVO, pois agora já não tem bases para a manter.
Continuo a dizer que a falta de capacidade de crédito que existe de forma crescente em Portugal (e que afecta também a PT) permitiu campo aberto à estratégia da Telefonica. Basta lembrar os tempos em que uma OPA como a da Sonaecom foi possível.
segunda-feira, julho 19, 2010
Dossier VIVO (2)
Sobre os accionistas que maioritariamente decidiram em favor da venda da participação da PT na VIVO à Telefonica, compreende-se essa tomada de posição.
Estamos em plena crise financeira, as dificuldades de liquidez dos accionistas de referência portugueses e mesmo estrangeiros são um facto marcante. Além disso, acreditava-se que um chorudo dividendo intercalar pudesse ser aprovado. E, no fundo, tratava-se de muito dinheiro, só que esse dinheiro representava uma fracção (e não mais do que isso!) do verdadeiro valor deste activo para a PT.
Essa posição dos accionistas é um verdadeiro baixar de braços para os que acreditam na PT como fonte de criação de valor no médio e longo prazo.
Claro que se poderá falar em reinvestir grande parte dos fundos a obter num negócio alternativo, também no Brasil, mas isso será sempre mais difícil de concretizar e com um sucesso muito mais incerto.
Portugal Telecom - o dossier VIVO
A Portugal Telecom (PT) é uma das maiores empresas portuguesas, com uma cada vez mais importante posição internacional. Dito isto, é bom lembrar que as receitas da PT atingiram os 6,8 mil milhões de euros, em 2009, das quais quase 50% foram originadas pela VIVO.
O resultado líquido do ano passado foi de 684 milhões de euros, com um acréscimo de 18,7% em relação a 2008.
É assim muito clara a importância decisiva da participação da PT na VIVO, correspondente a 30% do capital desta empresa, que é a maior operadora móvel da América latina.
Nesta altura, não vou analisar a golden share do Estado e o veto efectuado à pretendida venda daquela participação à Telefonica por 7,150 mil milhões de euros.
Será mais interessante discorrer sobre o valor desse activo para a PT, em termos de presente e futuro.
Em empresas como a PT o que é decisivo é a estratégia de futuro a médio/longo prazo e o seu nível de crescimento anual, em conjugação com as potencialidades de geração de lucros para os accionistas.
Por agora, direi apenas que a participação da PT na VIVO, num cenário base, poderá valer cerca de 15 mil milhões de euros, numa avaliação a 10 anos que considere de forma relevante o potencial de crescimento daquele activo, que constitui uma imensa fonte de lucros.
Aliás, um dos objectivos estratégicos definidos pelam PT para 2009-2011 é o de aumentar a contribução das receitas internacinais para um nível de dois terços das receitas totais.
quinta-feira, abril 29, 2010
Portugal...
O PEC é um documento pouco mais do que burocrático e só para satisfazer Bruxelas... O que temos de construir é um programa estratégico de redução da despesa pública e de criação de incentivos ao crescimento económico efectivo.
Parece que estamos mesmo à espera que alguém nos obrigue a fazer o que é indispensável!
sábado, março 13, 2010
Mercado indica o seu próprio caminho, como sempre...
Estamos num ponto crucial em que das duas uma: ou o mercado rompe com decisão a resistência na zona de 1150 ou corrige e pode formar um duplo topo. Pode não haver dramatismos seja qual for a alternativa que o mercado escolher.
Mas várias coisas são evidentes:
1 - A força da subida desde há cerca de um ano.
2 - A correcção de Janeiro/Fevereiro que levou a cotação deste índice a tocar em spike a EMA200, subindo de seguida, num movimento cirúrgico que tornou possível nova continuação de subidas.
terça-feira, fevereiro 09, 2010
Mais descidas a chegar?
domingo, janeiro 31, 2010
SP500 e volume de transacções
Entre as inúmeras formas de analisar tecnicamente o S&P500, decidi efectuar um acompanhamento do volume diário de transacções pois pode constituir mais uma ferramenta de confirmação do estado actual deste índice.
O gráfico apresentado inclui os valores diários (linha azul) do primeiro mês de negociação de 2010 e também os registos daqueles valores ponderados e corrigidos com base no volume diário (linha vermelha mais fina), os quais foram depois adaptados em termos de escala de forma a possibilitar uma adequada comparação e uma possível análise de tendências de subida e descida.
Numa primeira vista, constata-se que a tendência dos valores diários corrigidos pelo volume tem sido sempre descendente. O gráfico fala por si mas a sua real valia só se encontrará com os registos de um maior período de tempo.
Vamos acompanhar durante todo este ano de 2010.
sexta-feira, janeiro 29, 2010
Termómetro da Recuperação
Penso que estamos na hora dessa correcção e para um acompanhamento mais profundo vou aqui postar diariamente o índice de aversão ao risco dos investidores e também o gráfico do SP500 ponderado pelo respectivo volume diário.
Começarei a fazer tudo isso amanhã, com os dados de 5ª feira. O gráfico do índice referido incluirá os registos desde 1 de Janeiro de 2010.